A luz solar ajuda no ciclo circadiano, regulando o relógio biológico do corpo. Além disso, o sol também ajuda a deixar os ambientes mais salubres. A ventilação natural deixa a casa mais arejada e consequentemente mais saudável e agradável, gerando muito bem-estar em quem ocupa. E é claro que as boas vistas para fora da janela também são muito importantes, já que a visualização de uma paisagem natural gera bem-estar e relaxamento.
As plantas são muito importantes pois elas trazem vitalidade para o ambiente, pois cada planta tem seu campo energético, que apesar de invisível aos olhos é algo sentido pelo corpo. Além disso, elas também ajudam a purificar e umidificar o ar do ambiente em que estão presentes. As plantas trazem também muita beleza ao ambiente e reforça a sensação de relaxamento e bem-estar. A água tem um efeito calmante e uma sensação de relaxamento profunda, além de melhor a qualidade do ar com o aumento da umidade, e também trazem muita beleza para o espaço.
Madeira, Bambu, pedras naturais e até a própria terra são elementos/materiais que geram um bem-estar muito grande, porque gera uma conexão muito direta com a natureza. Ambientes com elementos naturais trazem muito conforto e aconchego.
Não é muito comum encontrar linhas retas na natureza, o mais comum são as curvas, portanto, qualquer espaço que tenha curvas ou um formato orgânico remete a formas naturais e isso gera um bem-estar de estar muito grande. Essas formas curvas podem estar presentes desde as paredes ou cobertura até nos moveis, tapetes, iluminação, decoração etc.
Observar a natureza é a melhor forma de se inspirar para projetar espaços biofílicos. A paleta de uma sala de estar pode ser inspirada nas cores de um animal que gosta ou até mesmo na paleta de cores de um pôr do sol. A ideia é proporcionar uma experiência de natureza imersiva nas pessoas, pois dessa forma, a sensação de bem-estar e relaxamento está garantida.