A casa é composta por dois blocos, um íntimo e outro social. A parte íntima é composta por duas suítes, sendo uma com closet e banheiro com parede verde, teto de vidro e banheira. A parte social é composta por sala de estar, lavabo, sala de jantar e cozinha.
Foi proposto um jardim entre a sala de estar e jantar, para não precisar sacrificar uma árvore existente além de colaborar na arquitetura da casa, com aumento da luminosidade natural, ventilação e integração com a natureza.
A cobertura do bloco social é feita com telhado verde, sendo que uma parte foi destinada para fazer uma horta. Já a cobertura do bloco íntimo também é feita de telhado verde e ainda conta com placas solares para aquecimento de água e placas fotovoltaicas. Ambas as coberturas contam com irrigação automatizada.
No fundo do terreno foi proposto uma área de lazer com piscina raia com praia e cascata juntamente com uma área para mesa e espreguiçadeiras. Apesar da piscina ser toda azulejada, ela é uma piscina natural, pois conta com um filtro biológico que mantem a água cristalina.
Esse projeto foi desenvolvido para um casal que não possuem filhos, mas que adoram receber convidados, por isso o programa conta com uma suíte a mais.
No recuo lateral da casa foi proposto o saneamento ecológico para tratar o esgoto gerado. Foi usado o TEVAP para tratar águas negras e o Círculo de Bananeiras para tratar as águas cinzas. Além disso, foi feito ali também o reservatório de captação de agua pluvial.
O revestimento da casa foi feito com madeira de reflorestamento e passou por um processo de carbonização que aumenta a vida útil do material além de criar uma estética mais sóbria e elegante.