Pegorini Arquitetura

QUAIS SÃO OS TIPOS DE TELHADO VERDE?

O nome “Telhado Verde” é normalmente usado para descrever telhados com cobertura vegetal, mas o sistema é muito mais amplo: coberturas com painéis solares ou coberturas “alagadas” também são consideradas telhados verdes.  

Existem basicamente três tipos de telhado verde, a Extensiva, Semi-intensiva e a Intensiva, o que varia de um para o outro é a espessura de substrato e o tipo de vegetação usada. Cada tipo possui suas vantagens e cuidados necessários.  

É muito importante ficar claro que não existe o melhor tipo e sim o tipo mais adequado para cada projeto. 

Construção Extensiva

A construção de telhado verde extensivo é a mais simples das três, pois possui uma camada de substrato de até 15 cm e vegetação cultivada de pequeno porte e baixa manutenção. Essa camada sendo mais baixa demanda menos esforço também nas estruturas de sustentação, favorecendo a instalação em coberturas já existentes. 

Devido a facilidade de implantação e custos de manutenção, acaba sendo o tipo mais construído. 

Ainda que estas estejam em estruturas planas ou inclinadas, a sobrecarga exercida na estrutura do telhado será menor, mesmo em dias chuvosos.  

Normalmente as plantas cultivadas são gramíneas ou outras espécies como xerófitas, pois possuem alta resistência à variação pluvial, demandando pouco esforço na manutenção, tanto para irrigar quanto para podar. É de extrema importância respeitar esse limite de espessura, pois não é recomendado que o peso total da cobertura ultrapasse os 150Kg/m². 

Construção Semi-intensiva

O telhado verde semi-intensivo é o modelo intermediário entre os três. Possui uma camada de substrato que proporciona o cultivo de plantas diversificadas, tais como herbáceas, arbustos e até plantas lenhosas de crescimento médio. Esse modelo possui altura de substrato de 15 a 25 cm e seu peso não pode ultrapassar os 200 Kg/m². 

O custo de manutenção se aproxima do modelo intensivo, visto que necessita de manutenção periódica.  

Esse modelo é muito indicado para cultivar hortas na cobertura, sendo muito implantado em cobertura de restaurantes e shoppings que querem produzir o próprio alimento e usá-los em seus estabelecimentos. 

Essa medida ajuda em vários sentidos, pois além de as todas vantagens relacionadas ao telhado verde, ainda se produz alimento, fazendo um marketing muito positivo para o estabelecimento, também conhecido como marketing verde.  

Construção Intensiva

A construção de telhado verde intensiva tem como característica uma estrutura mais robusta para suportar o peso de uma camada mais grossa de substrato. 

Neste tipo de construção as vegetações cultivadas podem ser de baixo, médio e grande porte, tais como gramíneas, arbustos, flores ou árvores. 

As coberturas intensivas podem ser utilizadas como praças ou pequenos parques verdes devido à variedade de espécies e tamanhos de plantas. São comumente usadas em hotéis, edifícios comerciais, shoppings centers e também edifícios residenciais. 

A profundidade do substrato de solo desse tipo varia de 25 a 40 cm, pois essa altura de substrato permite a sustentação de vegetação de grande porte. É de extrema importância respeitar esse limite de espessura, pois não é recomendado que o peso total da cobertura ultrapasse os 500Kg/m². 

Abrir WhatsApp
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?