A princípio, existem dois aspectos mais relevantes na construção de jardins verticais: a estrutura que irá suportar as camadas que compõem a parede verde e a impermeabilização. Estes aspectos são de extrema importância para viabilizar uma construção de qualidade. Considerar o peso extra da parede verde é fundamental, principalmente em projetos de fachadas verdes, onde se tem grandes planos de vegetação, porque por mais se use materiais visando diminuir a carga total, como mantas geotêxtil e substrato para a fixação das plantas, ainda assim se tem uma sobrecarga considerável.
Vale lembrar que em dias de chuva essa parede ficará ainda mais pesada, devido ao encharcamento da manta geotêxtil, do substrato e também da água que fica em cima das folhas. A impermeabilização é outro aspecto de muita importância, pois é ela que evitará possíveis infiltrações. Existem modelos de parede verde que não necessitam esse cuidado de impermeabilizar, portanto nesses casos existe uma economia considerável de material, mas caso o modelo escolhido necessite impermeabilização é muito importante que seja bem feita, pois qualquer infiltração pode afetar a estrutura do edifício.
O número de camadas necessárias vai depender do tipo de técnica escolhida para realizar a parede verde. Existem inúmeras formas de se fazer uma parede verde, inclusive usando garrafas pets, e cada maneira tem um número de camadas e demandam cuidados específicos.
Devido à enorme gama de materiais existentes no mercado hoje em dia, é possível executar cada camada de várias formas, adequando para a disponibilidade de materiais e principalmente para o orçamento disponível.
Mas a grosso modo, dá para dizer que as camadas necessárias para se fazer uma parede verde de qualidade são: